Buscar
  • Marcos Saito

O que fazemos no Osmium Brazil Institute para inserir o país no mercado global de Ósmio

O Osmium-Institute Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira filial nas Américas, entre mais de 32 existentes no mundo, a promover e desenvolver o mercado de Ósmio no país.

Por aqui, nossa atuação envolve todo o suporte necessário para as pessoas que queiram saber mais sobre esse metal precioso, considerado o último da Terra. O Ósmio é derivado da platina e começou a ser comercializado em 2017, três anos após um grupo de cientistas viabilizarem o processo de cristalização, na Suíça.

É esse processo que, pela tecnologia, transforma um pó com composição tóxica, extraído juntamente com o minério de platina, em um investimento de alto valor. Como as reservas são limitadas, as estimativas dos especialistas em commodities apontam para o fim dos estoques, possivelmente dentro de 10 a 15 anos, quando não restará mais Ósmio bruto para beneficiamento.




Atualmente, o mercado tem potencial para movimentar, segundo estimativas, US$ 50 bilhões.

Como está organizado o mercado


O Ósmio é um metal ainda não listado na bolsa de valores, mas negociado pelo Osmium Institut zur Inverkehrbringung und Zertifizierung von Osmium GmbH e uma crescente rede mundial de vendas. O instituto alemão atua em toda a cadeia, desde a extração de minas certificadas até a introdução no mercado, certificação das peças e o relacionamento com investidores e demais stakeholders

Ainda sobre segurança, diferentemente de outros metais, como o ouro, o Ósmio não pode ser falsificado. Além de sua densidade — é o mais denso de todos os elementos estáveis e compostos químicos conhecidos — cada peça cristalizada tem uma estrutura única, acima de 10.000 vezes mais identificável do que a impressão digital humana.



Esse recurso permite que qualquer amostra seja identificada pelo instituto alemão, pois todas as peças são produzidas com rigorosos controles de qualidade e processo, em laboratório, escaneadas e recebem um código de segurança e rastreabilidade, o Osmium Identification Code, que é inserido no banco mundial de Ósmio.





O preço do grama varia de acordo com a cotação diária, gerada na Suíça e publicada em osmium-preis.com. Mais de 40 fatores atuam na cotação, desde a taxa diária de extração até os estoques de Ósmio bruto e a demanda pelo metal cristalizado.

O valor de cada peça também varia de acordo com o tipo de peça escolhida, dentre todas as disponíveis para investimento.

O preço do grama varia de acordo com a cotação diária, gerada na Suíça e publicada em osmium-preis.com. Mais de 40 fatores atuam na cotação, desde a taxa diária de extração até os estoques de Ósmio bruto e a demanda pelo metal cristalizado.

O valor de cada peça também varia de acordo com o tipo de peça escolhida, dentre todas as disponíveis para investimento.


De cristais a barras, muitas opções

As negociações de Ósmio envolvem conjuntos ou unidades de peças individuais, em formatos que vão desde diamantes de 3mm de diâmetro a discos de 120g, kits com diamantes, discos, estrelas, letras, números, símbolos, ou unidades exclusivas, feitas por encomenda.




No exterior, a procura é majoritariamente feita por investidores privados, Family offices e joalheiros do segmento de luxo.

No Brasil, temos um perfil semelhante, embora o mercado esteja começando.

É importante dizer que não é possível, até o momento, sair da nossa sede com nenhuma peça, porque toda a comercialização global é concentrada em buy-osmium.com.

Nosso trabalho é receber os interessados em nossa sede, no bairro Vila Mariana, em São Paulo, orientar e acompanhar todo o processo, garantindo total transparência e segurança para o investidor.


Ciência e tecnologia


O Ósmio foi descoberto em 1804, por Smithson Tennant, em Londres, ao mesmo tempo que o Irídio. Em sua forma bruta, em pó, é quimicamente reativo e classificado como material perigoso, tóxico, o que tornou sua posse restrita a empresas de especialidades químicas, como as fabricantes de lâmpadas, que o utilizavam nos filamentos.

Ingo Wolf fundou o Osmium Institute Germany em 2017, iniciando o processo de governança e transações que originou o mercado de ósmio na Europa. Nos anos seguintes, a expansão do mercado começou com a criação de novos Institutos afiliados.

Neste primeiro artigo, dividimos um pouco da história do Ósmio como investimento e como estamos atuando. Mensalmente, traremos outros artigos por aqui, e será ótimo contar com a sua leitura, comentários e sugestões.

Até a próxima!






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo